Neurologista Especialista – Dr. Marcelo Houat

O que é a Neurologia Cognitiva e do Comportamento?

A Neurologia Cognitiva e do Comportamento é uma subespecialidade da Neurologia que estuda as bases anatômicas e fisiológicas das funções cognitivas (como memória, linguagem, funções executivas, habilidades visuais, entre outras) e do comportamento (como agitação, agressividade, apatia, alterações do apetite e do sono) e os transtornos destas funções causados por doenças que afetam o cérebro.

Dentre as doenças que acometem essas funções, a maioria é mais frequente durante o processo de envelhecimento, como a doença de Alzheimer e outras formas de demência degenerativa, a doença vascular cerebral e a doença de Parkinson. Porém o escopo de atuação não se limita a essa parcela da população, sendo bem mais amplo, podendo ter pacientes de todas as idades. Tratamento/reabilitação de sequelas cognitivas e comportamentais de diversas doenças neurológicas, como traumatismo craniano, infecções do sistema nervoso central (meningites e encefalites), doenças genéticas, doenças inflamatórias (como esclerose múltipla, vasculites e encefalites imunomediadas), doenças oncológicas e epilepsia estão entre as funções do neurologista cognitivo.

Após um correto diagnóstico, os tratamentos nessa área englobam múltiplas possibilidades, seja com medicações ou medidas não farmacológicas, muitas vezes em uma abordagem conjunta multidisciplinar (como com neuropsicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional). Também vem ganhando força cada vez mais a adoção de medidas para prevenção de declínio cognitivo em pessoas com comprometimento cognitivo leve ou declínio cognitivo subjetivo.

 

Sites sugeridos: